Várias coisas legais aconteceram em outro dia de SXSW, com nossa “people-person”, Jackie. Mas acima de tudo, seguimos na trilha de uma de nossas paixões na TroianoBranding, de entender sobre gente, algo que requer, acima de tudo, muita empatia!
Entender sobre gente não é fácil, requer muita paciência. Mas as marcas hoje em dia têm uma grande oportunidade de usar suas plataformas para praticar a empatia, para descobrir verdades sobre pessoas, e para criar produtos que estão genuinamente preocupados com as necessidades dos consumidores.
A primeira palestra que a Jackie viu nesse dia falou muito sobre o tema de diabetes, contando com a presença do artista popular Nick Jonas, o médico Thomas Grace, a representante do estado de Colorado Leslie Herod, Jake Leach, o COO da empresa Dexcom, e uma pastora, Mireya Martínez. Além de falar da empresa Dexcom, que mede com seus equipamentos os níveis de glicose do paciente em tempo real, a palestra focou muito nas vivências dos diabéticos e no estigma que sentem com sua condição, os desafios que eles enfrentam e o perigo da diabetes para sua saúde a longo prazo. Essa discussão nos fez pensar muito também sobre os projetos que já fizemos para a Libbs, tentando entender mais sobre o mundo da diabetes e como posicionar os medicamentos, sempre considerando a ótica dos pacientes.
Esse olhar empático focado em gente também se conecta com uma outra palestra na SXSW, que contou com a presença de Dr. Sarah Adler, Eric Epstein, Greg Fonzo, e Dr. Grin Lord. Nessa, aprendemos muito com o que Jackie nos contou sobre avanços e pesquisas na área de saúde mental e sobre a possibilidade de um dia podermos falar de saúde mental do mesmo jeito e naturalidade com que falamos da saúde física. Aqui, lembramos também de um outro projeto da Libbs, o “Falar Pode Mudar Tudo,” que busca diminuir o estigma da saúde mental. As marcas estão no caminho certo quando buscam entender as dores e desafios das pessoas, para tornar suas vidas mais tranquilas e felizes.
Não há nada melhor do que gente cuidando de gente. Seja na saúde mental ou na diabetes, o SXSW nos mostrou que quem é curioso para entender de gente sempre sai ganhando. E isso cria uma certa desigualdade social, e diríamos até uma desigualdade entre marcas e produtos, entre aquelas e aqueles que querem realmente compreender esse universo e outros que estão mais preocupados com o bottom line. Dito isso, a nova era será dividida entre curiosos e não curiosos, entre aqueles que querem praticar a empatia e outros que se perdem em sinais e trends do mercado.
Quem trabalha com marcas, pode aprender muito com o provérbio americano da Mary Lathrap: “never judge a man until you have walked a mile in his moccasins.” E é essa frase que sempre temos na cabeça, como profissionais de Branding, porque é a empatia e o desejo de criar marcas e produtos feitos para gente que nos movimenta para frente, que nos emociona. É estar verdadeiramente aberto a escutar e apreender o outro, o que ele sente e como pensa.
Por isso gostamos tanto da nossa profissão aqui na TroianoBranding. Além de trabalhar com marcas e empresas incríveis, temos o privilégio de saber que um trabalho cuidadoso de Branding pode realmente impactar a vida de muitas pessoas. E assim vamos construindo histórias de marca e inspirando histórias de vida. Obrigado, mais uma vez, ao SXSW pela inspiração!
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