top of page
Buscar

“Pense antes de falar. Leia antes de pensar.”

- Fran Lebowitz





Já ouviu as boas novas? Agora somos duas pessoas trabalhando e explorando a vida fora do Brasil, representando a TroianoBranding na Europa! Somos Patricia Ferraz, morando em Lisboa, e Gabriel Troiano, morando em Londres! E, para aproveitar nossa posição privilegiada, iniciaremos mensalmente uma série de posts e artigos sobre nossas observações que fazemos enquanto morando fora do Brasil. A mais nova das nossas aventuras é onde nós dois estivemos juntos em Lisboa em Agosto do ano passado para participar na Feira do Livro de Lisboa.


Sabemos aqui na TroianoBranding que a leitura é extremamente importante para entender projetos, empresas e pessoas. Essa é uma tarefa inquestionável para quem quer trabalhar com Branding. Mas o que chamou nossa atenção ao visitar a feira do livro foi a diversidade e quantidade de livros e livrarias, das menores às mais emblemáticas, como a Bertrand. Sem falar na diversidade de pessoas presentes, dos mais velhos aos mais novos. A diversão era aberta a todos, independentemente da idade, estilo e preferência literária. O evento teve até alguns patrocinadores conhecidos como Coca Cola, Sagres, Renova, e a lista continua.


Quando dizemos que amamos o que fazemos, estamos falando sério, porque realmente acreditamos que as marcas têm o poder de mudar nossas vidas e a forma como interagimos com o mundo. Na feira do livro, nós sentimos a presença de uma vasta literatura e de pessoas, mas também sentimos a inegável importância das marcas em torno destas experiências. Com o posicionamento e a ativação corretos, essas livrarias podem instigar em nós um senso de direção, podem nos dar um verdadeiro norte para explorar temas que nos interessam, que inflamam nossas paixões, que nos fazem querer levantar e sair da cama pela manhã. E o que é Branding nesse cenário? Branding é a história que a livraria conta para que as pessoas leiam mais, para que os amantes de livros de todas as idades invistam seu tempo em um determinado autor, se apaixonem pelas palavras.


Outra coisa que chamou nossa atenção foi a democratização desses produtos literários. Nos países em que vivemos, há um surgimento muito grande de pequenas livrarias, livrarias de vila, lugares perdidos dentro da cidade que servem de abrigo para os amantes das letras. Alguns exemplos estão bem próximos do resto do nosso time no Brasil também, como a Livraria Mandarina, Livraria da Tarde e Livraria da Travessa. Podemos aprender muito com esses estabelecimentos, que o conhecimento e a educação sempre nos levarão à frente, que não adianta falar de livros sem ter a oportunidade de entrar em uma dessas livrarias e se deixar levar por mundos e mundos de ideias e conceitos.


Marca é assim. Quem não se aventura nas histórias acaba ficando na superfície, um lugar muito perigoso para os profissionais dessa área. Entender sobre Branding é mergulhar de cabeça, viver e sentir os projetos e as pessoas ao seu redor. Então, vamos olhar para a Europa com um brilho nos olhos, flertando com a possibilidade de nos tornarmos mais sábios através dos livros e do ato de ler. E assim, como Fran Lebowitz, podemos começar a ler antes de pensar.


Por: Gabriel Troiano e Patricia Ferraz

Comments


bottom of page