Na interligação do empreendedorismo, alimentação e esportes, e com foco total na ética, empatia, e respeito, nasce um Instituto, o Instituto Assaí.
Até pouco tempo atrás, o Assaí Atacadista pertencia ao Grupo Pão de Açúcar e realizava suas atividades de Responsabilidade Social dentro do guarda-chuva do Instituto GPA. Entre essas atividades, duas se destacavam. A primeira delas é a Academia Assaí, um grande programa proprietário que busca proporcionar conhecimento, treinamento e reconhecimento para micro e pequenos empreendedores, sobretudo no ramo da alimentação. A segunda reúne todos os esforços relacionados à doação de alimentos, beneficiando as comunidades do entorno de todas as lojas do Assaí.
A partir da cisão das empresas, em 2021, o Assaí viu a oportunidade de criar seu próprio instituto para trazer ainda mais impacto e desenvolvimento para suas comunidades e micro e pequenos empreendedores.
A TroianoBranding foi acionada neste momento, para ajudar na construção da visão, missão, valores e Propósito da marca.
PONTO DE PARTIDA
Para fazermos essa construção, realizamos uma série de entrevistas com diretores da empresa, buscando entender o que move a organização a atuar com tanta responsabilidade e paixão em seus projetos sociais.
CO-CRIAÇÃO
A partir das descobertas destas entrevistas, chegamos às 3 grandes frentes de atuação que serviriam de referência para o instituto:
Empreendedorismo
Alimentação
Esportes
O próximo passo foi um workshop de ideação, com a participação de representantes de várias áreas da empresa, para a criação dos grandes pilares, ou direcionadores estratégicos, do Instituto Assaí. Com um engajamento excepcional de todo esse time, foram definidos missão, visão, valores e o propósito do braço social do Assaí.
A CARA DO INSTITUTO
Depois desta estratégia traçada, ficou muito claro o caminho de identidade visual para o Instituto, através da combinação de 3 elementos: sob o sol do Assaí (a marca-mãe vem de Assahi, que significa sol da manhã em japonês), o logo do Instituto traz o “I” de Instituto e o “A” de Assaí formando o desenho de uma casa, que acolhe e impacta a vida de muitas pessoas.
Para marcar esse novo momento de comprometimento social do Assaí, foi desenvolvida também a nova identidade da Academia Assaí. O novo logo que criamos traz um conjunto de sentidos ligados ao trabalho da Academia:
a estrela, que traz luz e orientação, como acontece com todos os cursos e conteúdos disponibilizados pela Academia
o formato de uma ciranda, que remete a toda a comunidade empreendedora e o networking promovido pela Academia;
o ícone da casa, que remete ao Instituto Assaí.
DANDO VIDA À PROPOSTA
Sobre esses pilares e para disseminar essas narrativas de uma forma inspiradora, chegamos a um manifesto que, em forma de vídeo, marcou o grande lançamento do Instituto, em setembro de 2022.
Mais do que uma simples proposta, somos todos convidados a celebrar o comprometimento da Academia e Instituto Assaí com as pessoas e comunidades que sempre batalharam por uma vida melhor.
Comments